terça-feira, 24 de setembro de 2013

MST OCUPA FAZENDA EM GOIÁS





           Cerca de 300 famílias ligadas ao MST permanecem na Fazenda Caieiras Rio dos Patos no município de Vila  Propício a 280 km de Goiânia. A ocupação ocorreu dia 11 de agosto. Essa é a segunda ocupação da área por famílias acampadas do MST. A primeira ocorreu em novembro passado.
          O processo de desapropriação foi iniciado a mais de 6 anos, cujo decreto está sob júdice por conta de demandas familiares e está no Tribunal Regional Federal aguardando uma decisão. O objetivo da ocupação é de pressionar a Justiça Federal a tomar a decisão a favor do assentamento.
          Os advogados do latifúndio entraram com pedido de reintegração de posse. A data da saída estava marcada para dia 1º de setembro, mas a justiça prorrogou o prazo em virtude de uma reunião marcada para dia 5 no Palácio das Esmeraldas. Na ocasião estiveram presentes na reunião, membros do MST, o Presidente Nacional do INCRA, Sr. Carlos Guedes, o Ministro do MDA, Pepe Vargas, a Deputada Federal (PT-GO) Sra. Marina Sant’Anna, o Secretário de Segurança Pública do Estado, Sr. Joaquim Mesquita, o Chefe da Casa Civil, Sr. Vilmar da Silva Rocha e o Superintendente Regional do  INCRA – GO, Sr. Jorge Tadeu Jatobá, onde ficou acordado a suspensão da liminar por tempo indeterminado.
          Em 9 de setembro o Superintendente Regional do INCRA – GO, encaminhou um ofício à Juíza Dra. Iolete Fialho de Oliveira da Vara Federal em Anápolis, onde externa sua preocupação com o conflito e justifica que o imóvel em questão foi considerado improdutivo no ano de 2007. A proprietária, Sra. Grazélia Alves Olimpo buscou o questionamento à classificação do INCRA e e entrou com tutela antecipada, da qual foi negada em 2009. O então Juiz presidente suspendeu a ação expropriatória até que se fosse julgadas as apelações. O processo aguarda julgamento da Desembargadora Federal Dra. Mônica Sifuentes.
          O Deputado Estadual e membro do Fórum Estadual pela Reforma Agrária e Justiça no Campo, Sr. Mauro Rubem (PT-GO), esteve no local da ocupação na noite de domingo, dia 12 de agosto. Para ele, a mobilização é justa e importante para a democratização da terra no Brasil. “ Nós precisamos dos pequenos produtores para termos alimentos saudáveis em nossa mesa, advindos de produção agroecológica e pautados na economia solidária, além da preservação do meio ambiente”, destacou.
          A Fazenda Caieira Rio dos Patos possui 4.000 hectares e se localiza nos municípios de Vila Propício e Pirenópolis e pode assentar 200 familias.
          


Painel pintado coletivamente retratando a ocupação por ocasião de 7 de setembro. "INDEPENDÊNCIA SÓ COM A CONQUISTA DA FAZENDA!"

Um comentário:

  1. Outra coisa que está acontecendo na Fazenda é que foram vistas e fotografadas crimes ambientais. Caminhões são retirado cheios de madeira na noites. Foi feiota a denúncia ao Ministério Público. Vamos aguardar.

    ResponderExcluir